Respostas

2013-04-15T10:39:21-03:00

Simplificando as coisas, o Brasil antes de Gentúlio, não estava preparado para realizar relações com as grandes potências mundias, pois seu  parque industrial ainda era extremamente fraco e debilitado, visto que grande parte da população ainda estava na zona rural.Vargas ,como medida de progresso ,buscou serviços de privatização ,para que a industria chegasse definitivamente no pais....

Como esse processo ,o serto industrial cresceu, gerando empregos e formações de sindicatos , proporcionando uma revolução no modo de produção brasileiro.

 

Espero ter ajudado ,abraz

2 4 2
2013-04-16T03:31:43-03:00

Sob a bandeira da Aliança Liberal, são lançados Getulio vagas  e João Pessoa, candidatos a presidente e vice-presidente respectivamente. Mais uma vez a fraude eleitoral grassa durante o processo eleitoral (feita por ambos os lados), e novamente a situação leva a melhor, elegendo Júlio Prestes presidente.

 

A situação econômica insustentável, porém, ia se unir ao estranho assassinato do candidato à vice presidência da Aliança Liberal, João Pessoa, envolvido num caso de lutas políticas regionais misturado a um crime passional.

 

Seu assassinato passa a ser visto e alardeado como manobra do governo para calar qualquer opositor.

 

Assim estoura a revolta militar, partindo do sul, com o objetivo de derrubar o regime. Junto ao café, a classe que dava apoio ao governo dissolve-se na fumaça das sacas de café queimadas com a finalidade de baixar os preços do produto.

 

O governo, impopular perante às massas, cai facilmente. Getúlio Vargas assume o poder em caráter provisório a 3 de novembro de 1930. As classes que apareciam logo abaixo dos barões do café, como militares, classe média e operários são alçados à ponta da pirâmide social brasileira.

 

De qualquer modo, a orientação política desses indivíduos não diferia o bastante para que houvesse uma mudança de rumos drástica na condução do país, descaracterizando assim, por completo, o termo "revolução".