Um navio, navegando em linha reta, vai de um
ponto B até um ponto A. Quando o navio está no ponto B, é possível observar um
farol situado num ponto C de tal forma que o ângulo AĈB mede 60º. Sabendo que o
ângulo CÂB é reto e que a distância entre os pontos A e B é de 9 milhas, calcule a
distância, em milhas do ponto A ao farol.

Use raiz de 3= 1.7

2

Respostas

2013-12-01T23:32:51-02:00
Simples : 
tg30° = x/9
√3/3 = x/9
x = 3√3
Até mais !
Melhor resposta ?! :)
1 2 1
A melhor resposta!
2013-12-01T23:38:47-02:00
Vamos fazer a soma dos angulos:

o triangulo retangulo tem angulos que somam 180º. Assim,
 180º - reto - 60º = 30º

usando então o angulo de 30º vamos calcular atraves da tangente.

usando a lei dos senos, temos:
9milhas/sen60º = 30 / B
9 / raiz(3)/2 = 30 / B
18/raiz(3) = 30 / B

cruzado, temos:

18*B = 30*raiz(3)
B= 30raiz(3) / 18
B= 15/9 *raiz(3)
B= 15/9 * 1,7 (da pra parar por aqui já)
B = 15/9 * 17/10
B= 255/90
B= 2,83 milhas aproximadamente
2 5 2