Uma esfera foi liberada no ponto A de uma rampa.Sabendo-se que o ponto A está a 2 metros do solo e que o caminho percorrido pela esfera é exatamente a hipotenusa do triângulo retângulo da figura abaixo, determinar a distância que a esfera percorreu até atingir o solo no ponto B.

2
Obrigado por marcar a minha resposta como a melhor!
nada Pow, vi q vc foi o Primeiro a Responder e também sua explição foi melhor eu que agradeço! Abraços.
Ausuusauasus é porque você não viu a resposta dele antes de editar três vezes . Da primeira só colocou a fórmula e o resultado não explicou nada....
Pensei que ele poderia ter dúvida quanto aos valores, e considerei viável especificar de onde vieram 1/2 e 2/x, e até mesmo que "x" representava a hipotenusa.
A resolução é bem simples, mas o que custa explicar passo a passo, não é?! KK.
:)

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-02T12:19:04-02:00
Sabemos que a fórmula do seno de um ângulo é a razão entre o cateto oposto ao ângulo e a hipotenusa. 
Sendo x a hipotenusa, temos que:
sen 30  =  \frac{2}{x}

Seno de 30º =  \frac{1}{2}

 \frac{1}{2}  =  \frac{2}{x}

x = 4

A esfera percorre 4 metros até o chão.
1 5 1
2013-12-02T12:20:36-02:00
Foi fornecido o cateto oposto e pede a medida da hipotenusa no caso é o seno de 30°

sen(30^{\circ})= \frac{2}{x}

 \frac{1}{2} = \frac{2}{x} \\x=4~m

A esfera percorreu a distância de 4 metros.