Em um submarino submerso a 100m abaixo do nível do mar está submetido a uma pressão de 11atm, quando ele sobe até uma altura de 50m abaixo do nível do mar qual é a pressão exercida sobre ele? Dados 1 atm=100000Pa, densidade da água=1000kg/m³ e aceleração da gravidade=10m/s

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-02T13:10:07-02:00
Usamos o Teorema de Stevin. 
Δp = d. g. Δh
Se 1 atm = 100.000Pa:

11.100000 = 1100000Pa

Substituindo na fórmula:
P - 11. 10^{5} =  10^{3} .10.(50-100)
P =  10^{4} . (-50) + 11.  10^{5}
P = 600000Pa
P = 6 atm

A pressão exercida sobre o submarino é de 6 atm (600.000Pa).

2 5 2
2013-12-02T13:11:03-02:00
Cada 10 metros de profundidade , aumenta 1 atm .
a 100 m  ele tem pressão total de 11 , ou seja 10 atm + 1 atm superfície.

a 50m ele vai ter 5 atm + 1 superfície = 6 atm :)

P = dl . g , altura  
1 5 1