A geografia no Brasil também passou por diversos momentos com relação ao seu ensino, produzindo assim metodologias específicas para cada período histórico. Sobre a concepção tradicional assinale o que for correto.

I - Somente após as primeiras décadas do século XIX é que o ensino de geografia passou a ter uma concepção tradicional como ênfase para a transmissão dos conteúdos.

II - Com relação à concepção tradicional, pode-se afirmar que os livros didáticos se limitavam a uma geografia enumerativa e descritiva, como se fosse um simples catálogo.

III - Os textos dos livros didáticos, na concepção tradicional, produziam riquezas de detalhes utilizados nas descrições das paisagens, até pareciam verdadeiras fotografias.

IV - A prática didático-pedagógica da concepção tradicional era sustentada na transmissão de conteúdos de forma estanque, exigindo apenas a memorização de nomes e números, sem estabelecer relações, analogias ou generalizações.

ALTERNATIVAS Somente I e II estão corretas. Somente II e III estão corretas. Somente II, III e IV estão corretas. Somente I, III e IV estão corretas. Todas estão corretas.

1

Respostas

2013-12-03T23:20:16-02:00
AS RESPOSTAS SÃO: I, II; POIS NO ENSINO TRADICIONAL NÃO HAVIA CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, ERAM APENAS MATERIAS DECORATIVAS, CONTEÚDISTAS.