Ao analisarmos o longo período da colonização (de onde emergiu a sociedade brasileira) é possível observar o quanto essa etapa da história representou uma parte fecunda do quadro de expansão europeia e do capitalismo pelo mundo. As consequências do colonialismo sobre as relações sociais nos países que se formaram sob tal base histórica têm sido, até hoje, tema de amplos debates no meio acadêmico e na sociedade como um todo. Acerca do processo de colonização no Brasil é correto concluir que:

Alternativas 1 - Conflitos e negociações. Essa foi a fórmula encontrada pelos negros para preservar elementos da sua cultura, o que poderia ser resumido na estratégia de conflitar e negociar com o poder colonial. 2 - O fato de não existir uma religião oficial do Estado durante o Brasil Colonial evidencia um tratamento de respeito às diferenças culturais por parte do colonizador. 3 - É plenamente justificável a expansão colonial Portuguesa, visto que os povos ameríndios não possuíam cultura. Assim, foi função da colonização civilizar esses povos. 4 - Assim como os índios, os negros tiveram suas manifestações religiosas plenamente incorporadas e aceitas pelo poder dominante durante o Brasil Colônia. 5 - Os povos indígenas e os negros não resistiram ao modelo de dominação colonial. Sendo assim, os elementos culturais desses povos se perderam em um completo processo de europeização das suas culturas. Sua resposta

1

Respostas

2013-04-18T14:03:01-03:00

Conflitos e negociações. Essa foi a fórmula encontrada pelos negros para preservar elementos da sua cultura, o que poderia ser resumido na estratégia de conflitar e negociar com o poder colonial.