Segundo João José Reis (2003), essa revolta havia sido planejada, e os envolvidos tinham desejos em comum, como acabar com o regime escravista imposto pelas autoridades, eliminar os grupos de brancos e mulatos, e pretendiam um governo islâmico. “Certo era que a Bahia malê seria uma nação controlada pelos africanos, tendo à frente os mulçumanos, talvez um califado ortodoxo ou um Estado no qual o paganismo predominante entre os africanos fosse tolerado.” (REIS,p.31. 2012).

Respostas

2013-12-05T18:52:33-02:00
Libertar os escravos, acabar com o catolicismo e confiscar os bens dos brancos. Ajudou?
  • Usuário do Brainly
2013-12-05T23:33:24-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A revolta foi motivada pelas medidas impostas pela coroa portuguesa a esses escravos, como a perseguição religiosa (Vinda da Igreja católica- Religião oficial da coroa portuguesa), além da escravidão. O motim ocorrido em 1835, tinha como objetivo a libertação de todos os escravos muçulmanos(Males), de religião islâmica.