1) uma planta de semente amarela e lisa (características dominantes) foi cruzado com outro de semente verde e rugosa, produzindo metade de descendentes amarelos e rugosos e metade amarelo lisos. Qual o genótipo dos pais?

2)Em ervilha de jardim, Pisun sativum, coloração e textura da semente são condicionadas por genes com segregação independente e dominância completa, onde o alelo que condiciona coloração amarela é dominante sobre o alelo que condiciona coloração verde, e o alelo que condiciona textura lisa é dominante sobre o alelo que condiciona textura rugosa. A partir de um cruzamento entre plantas com sementes amarelas e lisas (P1) e plantas com sementes verdes e rugosas (P2), ambas homozigotas para os dois genes, quantos descendentes homozigotos para os dois loci espera-se obter em uma F2 com 160 indivíduos?
3)Em cobaias, a cor preta é condicionada pelo alelo dominante D e a cor marrom, pelo alelo recessivo d. em outros cromossomos, localiza-se o gene responsável pelo padrão da coloração: o alelo dominante M determina padrão uniforme (uma única cor) e o alelo recessivo m, o padrão para malhado (preto/branco ou marrom/branco). O cruzamento de um macho de cor preta uniforme com uma fêmea de cor marrom uniforme produz uma ninhada de 8 filhotes: 3 de cor preta uniforme, 3 de cor marrom uniforme, 1 preto e branco e 1 marrom e branco.
a)Quais os genótipos dos pais?
b) se o filho preto e branco for cruzado com uma fêmea cujo genótipo é igual ao da mãe dele, qual a proporção esperada de descendentes iguais a ele?

1

Respostas

2013-12-05T20:53:03-02:00
1) A partir das características sitadas podemos concluir que o genótipos das plantas é VVRr e vvRr, usei a sigla do recessivo pois está e uma regra que se usa na genética para denominação do genótipo usando sempre o do recessivo.

2)Usando se a regra da segunda Lei de Mendel e o quadro de pine temos como o genótipos dos Parental VVRR x vvrr, obtêm se F1: 100% VvRr , assim o cruzamento de F1: VvRr x VvRr, usando do o quadro de pine dará uma proporção de homozigóticos( VVRR; VVrr; vvRR ; vvrr) de 4/16 que simplificando fica 1/4 ou seja 25%, e usando se da regra de três tem que de 160 indivíduos, apenas 40 serão homozigóticos para os dois locus.

3) Através das características sitadas, concluimos que: 
a) Genótipos dos pais seram, macho( DdMm) e fêmea(ddMm).
b) Assim utilizando o quadro de pine temos que a proporção de descendentes iguais a do macho e de 1/4. Pois teremos os seguintes genótipos; DdMm; ddMm; Ddmm; ddmm.
Espero ter ajudado da um obrigado ai!
9 4 9