Respostas

2013-04-16T17:37:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

O posicionamento básico, tal como recomendava Adam Smith em seu livro "A Riqueza das Nações," é de que o Estado (o governo) não deveria intervir na atividade econômica. Parte da ideia de que a livre concorrência (com a possibilidade de também ofertar os serviços e produtos sem maiores impedimentos) permitiria a orientação da atividade econômica, em especial pela escolha do consumidor dentre os produtos oferecidos. Assim, aqueles que oferecessem o melhor preço e a melhor qualidade prevaleceriam.

 

Nesse sentido, nenhum dos participantes teria o poder de mercado capaz de definir o valor de um produto igual oferecido pelas diversas empresas.

 

As características do mercado que favoreceriam essa situação seriam:

 

a) Muitos compradores e muitos vendedores, tanto existentes como potenciais. Nenhum participante consegue influenciar o preço de mercado de maneira isolada;

 

b) O produto em causa é o mesmo. O produto de uma empresa é, do ponto de vista dos consumidores, igual ao produto oferecido pelas restantes empresas da mesma indústria.

 

c) A entrada e saída da indústria é livre. Não existem restrições para que novas empresas entrem naquela indústria, ou que determinadas empresas abandonem a indústria. Estas restrições podem ser do ponto de vista econômico (investimento necessário baixo) ou mesmo tecnológico (conhecimento necessário também baixo).


d) A informação é perfeita. Todos os participantes no mercado, tanto compradores como vendedores, têm completo acesso a toda a informação necessária e disponível para aquele mercado, permitindo assim uma tomada de decisões correta.