A Teoria Histórico-cultural enfatiza os aspectos sociais no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Segundo esta perspectiva, para a criança desenvolver-se, necessita da mediação de um indivíduo mais desenvolvido (professor). Em relação ao desenvolvimento cognitivo proposto por essa teoria, leia as afirmações e assinale a alternativa correta:

I - As funções psicológicas superiores vão ser desenvolvidas a partir das relações sociais, do acesso aos bens culturais e materiais produzidos e das mediações de qualidade.

II - Vygotsky aponta que a fala é uma das atividades simbólicas mais importantes para o ser humano.

III - A adaptação e assimilação são conceitos importantes desta perspectiva teórica.

IV - A epistemologia genética tem suas bases no contexto social, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo.

ALTERNATIVAS Somente I e II estão corretas. Somente II e III estão corretas. Somente I, II e IV estão corretas. Somente I, III e IV estão corretas. Todas estão corretas.

1

Respostas

2013-12-06T00:39:52-02:00
Resposta: somente I, III, IV.
Apesar de a falar ser um órgão importante para Levir Vygotsk, não é a mais importante para o desenvolvimento da aprendizagem da criança, de fato ele precisa de uma pessoa com mais conhecimento para desenvolver-se, mas não é necessariamente um professor de escola, a criança aprende de acordo com um ambiente onde está inserido.

Boa Sorte.