Respostas

2013-04-16T19:21:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Cada espécie vegetal requer uma quantidade diferente de nutrientes e até diferentes substâncias. Se cultivarmos sempre a mesma planta no mesmo local, a quantidade de nutrientes no solo diminui, resultando em dificuldades de crescimento e menor resultados na colheita. 

Nesse sentido, a rotação de cultura permite a recuperação por plantas, tais como as leguminosas - tais como o feijão, que ajudam a fixar determinados nutrientes, como o nitrogênio, necessário ao crescimento de diferentes tipos de vegetais. 

Outro bom motivo para promover essa prática agrícola é que determinadas pragas, tais como certos tipos de insetos ou doenças, só atacam um tipo de espécie de planta. Assim, se eu cultivo abacaxi em alguns meses do ano e depois milho, as doenças e pragas que atacam o abacaxi morrerão quando ocorrer o plantio do milho e vice-versa, melhorando a produção e evitando o uso de pesticidas - inseticidas e coisas do tipo.

1 3 1
2013-04-16T20:36:36-03:00

proporcionar a produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um período suficientemente longo;

melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo;

auxiliar no controle de plantas daninhas, doenças e pragas;

repor a matéria orgânica e protege o solo da ação dos agentes climáticos;

ajudar a viabilização do Sistema de Semeadura Direta e dos seus efeitos benéficos sobre a produção agropecuária e sobre o ambiente como um todo.

1 1 1