Respostas

A melhor resposta!
2013-04-16T20:49:04-03:00

A primeira atividade agrícola ocorreu entre 9000 e 7000 a.C. em certos lugares privilegiados da Sírio-Palestina, do sul da Anatólia e do norte da Mesopotâmia. Aconteceu também na Índia (há 8 mil anos), na China (7 mil), na Europa (6.500), na África Tropical (5 mil) e nas Américas (México e Peru) (4.500). Em 3000 a.C., a revolução neolítica já tinha atingido a Península Ibérica e grande parte da Europa.

Nas vilas neolíticas e nas primeiras cidades, a fertilidade do solo era importante, para o cultivo de alimentos. A proximidade com outras fontes de alimentos tais como frutas silvestres e cardumes de peixes também ajudava. Chuva era importante para a irrigação de plantações, mas nem sempre indispensável, graças à tecnologia: Os egípicios inventaram um sistema de irrigação, que coletava água diretamente do Rio Nilo. A proximidade de matérias-primas tais como minérios também era importante, mas não essencial.
As primeiras cidades desenvolveram-se primariamente em torno de corpos de água doce, tais como rios e/ou lagos. Antigas civilizações observaram que vales fluviais de clima quente apresentavam várias ótimas condições para a criação de um assentamento permanente. Estes rios incluem o Eufrates e o Tigre, no Oriente Médio, o Amarelo, na China, e o já mencionado Nilo.

4 3 4