Valendo 54 pontos :
1) Calcule x e y nas figuras abaixo,sendo r // s:


2) Determine os ângulos x,y e z




2
nao
a internet, desculpa e ah, to tentando explicar junto se quiser só a resposta avisa que vai ser mais rápido :)
Comentário foi eliminado
sim sr
por mim n precisa explicar n kk

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-07T17:21:13-02:00
1a foto = 
como y e 130° são opostos pelo vértices eles possuem o mesmo valor, ou seja y= 130°

sabemos também que o 130°+ x = 180° então concluímos que x = 180° - 130° então x = 50°

RESPOSTAS: x = 50° // y = 130°

2a foto =

de acordo com a regrinha dos ângulos (vc vai ter que dar uma estudadinha aí) os ângulos da segunda foto possuem o mesmo valor, então:
3x - 12° = 2x+ 15°
3x - 2x = 15 + 12
x = 27°

de acordo com outra regrinha também (2x + 15) + y = 180 
como acabamos de descobrir que x = 27 basta substituir, então: 
27 + 15 + y = 180 
54 + 15 + y = 180
69 + y = 180
y = 180 - 69
y = 111°

RESPOSTAS: Y = 111° ///// X = 27°

3a imagem:
EM TODO TRIANGULO a soma de todos os ângulos são 180°, 
o exercicio te dá 80° e 60° basta então fazer:

80° + 60° + X - 30° = 180°
140° + x - 30° = 180°
110° + x = 180°
x = 180° - 110°
x = 70°

y é o ângulo externo e tendo conhecimento que y + x - 30° = 180° basta substituir ou seja, sabemos o valor de x que é 70° então colocamos este número no lugar de x na expressão e ficará:
y + 70° - 30° = 180°
y = 180° - 40°
y = 140°

RESPOTAS: X = 70° /////// Y = 140°

4a imagem: 

120° + z = 180°
z = 180° - 120°
z = 60°

para achar y é a mesma coisa de z, ou seja y + 95 = 180 então...
y + 95° = 180°
y = 180° - 95°
y = 85°

**a soma dos ângulos de um quadrilátero é 360° agora falta somar z+ 165 + x + y = 360°
sabemos que y = 85° e que z = 60° agora falta o valor de x então...
60° + 165° + x + 85° = 360°
x = 360° - 310°
x = 50°

RESPOSTAS: x = 50° //// y = 85° //// z = 60°

5a imagem:
os ângulos ao total de um círculo são 360° também então para achar o valor de x basta fazer:

x + 140° + x + 30° + 3x - 10° = 360
5x = 360° - 140° - 30° + 10°
5x = 200
x = 200/5
x = 40°

RESPOSTA: X = 40°

**se a pergunta dessa questão for os angulos totais basta substituir os x por 40 :)


2 5 2
ah, eu tinha até notado isso na pergunta pede um z só que no desenho pelo menos o que vc tirou foto e postou aqui não aparece nenhum "z", aparece?
aaé,foi mal k
erro meu,tem mesmo nn,foi mal :D
kkk
ieaoeiaoeia ;)
2013-12-07T17:25:46-02:00
A) y=130 oposto pelo vertice
x= 180 - 130    x= 50º
______________________________________
b) 3x - 12 = 2x +15
3x - 2x = 15 +12
x= 27º
_______________________________________
c) 80 + 60 + x - 30 = 180
x = 180 + 30 - 60 -80
x= 70º
_______________________________________
y = 180 - 95    y = 85
z = 180 - 120   z= 60
x+ 85 +60 + 135 = 360
x= 360 - 135 - 60 - 85
x= 80º
_________________________________________
140 + x + 3x - 10 +x +30 = 360
4x= 360 - 30 + 10 - 140
4x= 370 - 170
4x= 200
x= 200/5
x= 40º
1 5 1