Respostas

2013-12-07T21:32:10-02:00
A propriedade da potenciação está certa .

\boxed{2^{-3}= \frac{1}{2^{3}} = \frac{1}{8} }


Agora se for uma fração  com expoente negativo é só inverter.


1 5 1
rs, ta incompleto...pera
2^x * (1/8 + 1/2 + 1) = 52
coloca-se o 2^x em evidência; o 1/8 surgiu do 2⁻³; o 1/2 surge do 2⁻¹ correto?; e o nro 1?
Qual o número 1? O que está nos parênteses?
isso
eu também não entendi muito. Complicadinha né?
A melhor resposta!
2013-12-07T22:35:06-02:00
Para ganhar esses 10 pontos, preciso dar uma boa explicação.
Espero que entenda:

Potência com expoente inteiro negativo
Em Q, podemos definir potências de expoentes negativos, como 2^{- 1} , por exemplo. Observe a tabel de potências de base 2:
2³ = 8
2² = 4
2¹ = 2
2º = 1

Veja que os expoentes decrescem de 1 em 1 e que os resultados vão sendo divididos por 2. Continuando assim, teremos:
2³ = 8
2² = 4
2¹ = 2
2º = 1
2^{- 1} =
1
2
2^{- 2} =
1
4
2^{- 3} =
1
8
Obs: O resultado vai sendo dividido por 2:
1 : 2 = 1/2
1/2 : 2 = 1/4
1/4 : 2 = 1/8

Observe o que está acontendo:
2^{- 1} =
1 =  1  
2     2¹
                           
2^{- 2} =
1 =   1  
4     2²
2^{- 3} =
 =  1    
8      2³
A potência de expoente negativo é uma fração cujo numerador é 1, e o denominador é a potência inicial, mas o expoente tem o sinal trocado.

Espero ter ajudado.
1 5 1
Guther, obrigado! entendi agora.
Aproveitando, será que poderia me explicar isso?
Primeiramente será necessário separar a parte numérica dos expoentes:
2^(x-3) + 2^(x-1) + 2^x = 52
2^x * 2-³ + 2^x * 2-¹ + 2^x = 52

A seguir, colocar 2^x em evidência:
2^x * (1/8 + 1/2 + 1) = 52

o 1/8 e o 1/2 eu entendi... o nro 1 veio de onde? do 2^x? mas e o outro?
Estou resolvendo uma tarefa, volto já...
Aguarde um pouco ok!
ok
Nossa como você é inteligente Guther , Bela explicação :)