Respostas

2013-12-08T21:49:02-02:00
A mutação ocorre quando o DNA sofre alguma alteração em suas bases nucleotídicas. Esse acontecimento, pode ser devido a ação de fatores externos como os raios solares por exemplo, ou por fatores internos como a reprodução sexuada e a recombinação de DNA. Essas mudanças ocorrem a todo momento na natureza. Nas bactérias por exemplo, as mutações são mais percebidas de modo que de tempos em tempos temos grupos mais resistentes a um determinado tipo de antibiótico. Esse é um exemplo de mutação, em que, dentro do grupo, alguns indivíduos sofrem mudanças em seu material genético que lhes conferem resistência. Tais indivíduos foram selecionados naturalmente, e daí o termo 'seleção natural'.
Podemos dizer assim, que seleção natural é uma consequência das diferentes mutações que podem ocorrer a todo instante e de forma silenciosa na natureza. 
A seleção natural é a teoria na qual um indivíduo ou grupo pode sofrer mudanças em sua bagagem genética. essas mudanças podem ocorrer em genes que codificam proteínas e ou enzimas. Tais mudanças podem ser estruturais, funcionais. Podem mudar a cor, o tamanho e ou a morfologia. 
A seleção natural faz parte de uma teoria maior e mais completa proposta por Charles Darwin e que é unanimidade aceita no meio científico. a época Darwin estudou os diferentes bicos de uma ave que tinha o mesmo ancestral em comum, mas que se diferenciaram em função do tipo de alimento que capturavam. Tais diferenças foram selecionadas de acordo com a necessidade.
Além do discorrido, para finalizar, temos o exemplo do pescoço das girafas, pois no ambiente em que vivem, girafas com pescoços curtos foram sumindo ao longo do tempo evolutivo e somente as girafas atuais foram bem sucedidas, pois a mutação que lhes conferiram a característica de um pescoço longo, fizeram com que elas pudessem viver mais e com isso gerar mais descendentes.
Vale lembrar que as mutações acontecem ao acaso e aleatoriamente. Tais mudanças podem ser vantajosas, mas também podem trazer prejuízos. Muitas vezes vezes, uma mutação que parece ser ruim hoje, amanhã pode ser uma vantagem.
1 5 1