O
Brasil tem apresentado baixo rendimento em português e matemática,
frente aos principais países do mundo e mesmo em relação aos conteúdos
programáticos ministrados na escola Pública Municipal. A Educação Básica
é responsabilidade de quem?

1
Na educação do seu povo
A educação básica é de responsabilidade conjunta: o fundamental, do município e o ensino médio, do estado.

Respostas

2013-12-08T17:04:17-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiramente o que eu vou dizer é opinião própria e não estou me baseando em nenhum estudo conceituado e/ou aceito pela comunidade responsável por tais debates, ou seja, não sei se cumprirá seus propósitos...

A Educação Básica é responsabilidade de todos nós. Apesar de ser absolutamente controlada por órgãos governamentais, todos os brasileiros acima de 18 anos ( obrigatoriamente eleitores e passíveis do código penal brasileiro) são teoricamente cidadãos e possuem o direito e o dever de participarem de questões públicas relativas ao bem comum. É preciso que as pessoas participem da vida pública com o objetivo de ajudar a melhorar os setores do país.
Muito se discute sobre o papel dos pais na educação escolar dos filhos. Nota-se hoje uma "terceirização" do papel parental, que é comumente repassado para os professores, com o intuito de que este eduque a criança (ou o jovem), tornando assim obsoleto o papel de educador dos próprios progenitores. Isto faz com que os valores éticos e morais deixem de ser apresentados às crianças do século XXI, o que as tornam passíveis de cometer vários erros e deslizes que podemos observar, como por exemplo o uso de drogas, a gravidez na adolescência, a falta de interesse nos deveres de cidadão, entre outros.
É preciso conscientizar as pessoas de que o melhor caminho para uma plena e eficaz educação reside em simples atos como: participar da vida escolar dos filhos, conversar e levar o jovem à reflexão acerca de assuntos pertinentes ao seu crescimento intelectual e cobrar de seus representantes que invistam na educação do Brasil.