Respostas

2013-12-08T18:36:12-02:00
Existem 2 tipos, os manguezais e as restingas.
Os manguezais estão presentes nas fozes dos rios (no desaguamento dos rios no mar), é como se fosse um abrigo para a reprodução dos peixes e ele pega a sujeira que vem dos rios e não libera ela no mar.  Neles predominam vegetações halófitas (que se adaptam a ambientes salinos), com raízes aéreas e respiratórias, dotadas de raízes fortes que lhes permitem absorver o oxigênio mesmo em áreas alagadas. Conforme a topografia e a umidade do solo, é possível distinguir o mangue-vermelho, nas partes mais baixas, o mangue-siriúba, onde as inundações são menos freqüentes; e o mangue-branco, em solos firmes.

Já as Restingas é um tipo de vegetação rasteira que se adapta ao solo arenoso e 
e rico em sal das planícies do litoral. Foram quase totalmente destruídas pela ocupação humana, mas ainda existem algumas áreas preservadas para o estudo. Nesse tipo de vegetação estão vários tipos de áves que migram dependendo da estação.

2013-12-08T21:15:22-02:00
O Brasil possui 7.367 km de litoral, isto é, de áreas banhadas pelo mar. Sendo assim, existem diversos tipos de formações vegetais distribuídas por essa áreas, caracterizando, assim, uma importante diversidade, que contribui para uma igual variabilidade de espécies animais. Essa riqueza natural é oriunda da diversidade de climas e relevos que compõem o território brasileiro.Podemos classificar as vegetações litorâneas brasileiras em dois principais subtipos: os mangues e asrestingas, apresentando também vegetações rasteiras e alguns tipos de gramíneas.