Respostas

A melhor resposta!
2012-12-17T22:32:41-02:00

As letras  a , b , c , d  como tem o mesmo denominador basta somar ou diminuir ai depende do sinal entre elas .

Já nas outras temos que transformar primeiro estes números mistos ou seja :

 

e)   16 +  13  =  29

        5        5

 

f)    11  +   17  =  28

        5          5        5

 

g)    17   -   7   =    10

         3        3          3 

 

h)    15   -     11   =   4   =  1

 

 

 

Espero ter ajudado!

         4             4        4

5 5 5
2012-12-17T22:35:44-02:00

Quando é com denominadores iguais, você soma, ou subtrai os numeradores. E repete o denominador.

 

a) 5/4 + 2/4                                         e) 3 1/5 + 2 3/5

      7/4 = 1,75                                             54/5 = 10,8

 

b)11/3 - 7/3                                        f) 2 1/5 + 3 2/5 

      4/3= 1,333...                                    53//5 = 10,6

 

c) 11/6 + 1/6 + 5/6                            g) 5 2/3 - 2 1/3

     17/6 = 2,8333...                              31/3= 10,333...

 

d) 17/4 - 13/4                                   h) 3 3/4 - 2  3/4

     4/4= 1                                                  10/4 = 2,5

 

 

Pronto, espero que tenha entendido. Escolha como a melhor resposta, por favor =)

2 3 2