(UFOP MG)O carbeto de tungstênio (WC) é
usado em brocas de perfuração de poços de petróleo.
A medição experimental do calor de formação do
WC é tarefa difícil devido à alta temperatura em que
a reação ocorre. Entretanto, o calor de formação do
WC pode ser calculado a partir dos calores de
combustão das substâncias abaixo:
W (s)+ 3/2 O2(g) →WO3(s) ∆H = - 840 kJ/mol
C (grafite)+ O2(g) →CO2(g) ∆H = - 394 kJ/mol
WC(s) + 5/2 O2(g)→ WO3 (s) + CO2(g) ∆H = - 1196
kJ/mol
a) Calcule o calor de formação do WC.
W (s)+ C (s) →WC (s) ∆H = ?

Gostaria de saber como é feita a resolução

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-09T21:16:39-02:00
1) repete a primeira equação
2) ----------- segunda equação
3)  inverte a terceira , o sinal também é invertido
4) soma

W (s)+ 3/2 O2(g) →WO3(s) ∆H = - 840 kJ/mol
C (grafite)+ O2(g) →CO2(g) ∆H = - 394 kJ/mol
 WO3  (s)+  CO2(g)    → WC(s) +  5/2  O2(g) ∆H  =  +  1196
---------------------------------------------------------------------------------------------------
W (s)+ C (s) →WC (s) ∆H =  - 840 - 394 +  1196  = - 38 kJ/mol

Obs:  Estude a Lei de Hess
.













3 4 3
2013-12-09T22:14:56-02:00
Basta substituir os valores no lugar das substancias

logo o produto final deve ser WC

cancelando o que é produzido com o que é consumido temos;

W (s)        +        C (s)   →      WC       Final - inicial (produto - reagente)
-840                   -394               1196     /\H = - 38 Kj

1 4 1