Explique a ambiguidade das frases abaixo:

a)A empregada lavou as roupas que encontrou no tanque.
b) Comi um churrasco num restaurante que era gostoso.
c) Estivemos na escola da cidade que foi destruída pelo incêndio.
d) João e Maria vão casar-se.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-10T14:04:38-02:00
Ambiguidade é repetir uma informação com palavras diferentes que fazem a frase perder a fluidez
a empregada lavou as roupas (do tanque) ou que estavam no tanque
fica ambiguo o lavou que encontrou
comi um churrasco (gostoso) em um restaurante
fica ambiguo  quando comi um cherasco em um restaurante que era(o cherrasco) gostoso
podemos achar que o restaurante era gostoso
estivemos na escola daquela cidade que foi destruida por um incendio ...
ou foi a escola que foi incendiada...?
João e Maria vão se casar

5 3 5
  • Usuário do Brainly
2013-12-10T23:11:17-02:00
A) o lavou em relação ao encontrou no tanque.
roupas lavadas no tanque ou encontradas no tanque.
b) era gostoso em relaçäo a churrasco ou restaurante.
indicando churrasco gostoso ou restaurante gostoso.
c) destruída pelo incêndio em relação a escola ou cidade.
indicando que o incêndio destruiu a escola ou a cidade.
d) casar-se?
João e Maria vão se casar.
nota-se também a ambiguidade em relação ao casamento de João e Maria com a partícula "-se", indicando dúvida.
4 1 4