Respostas

A melhor resposta!
2013-12-10T17:18:47-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Vamos determinar as coordenadas do ponto O:

x_O=\frac{x_A+x_B}{2}=\frac{2+10}{2}=6  \\
\\
y_O=\frac{y_A+y_B}{2}=\frac{6+0}{2}=3

2) Vamos determinar o coeficiente angular do segmento AB

m=\frac{y_B-y_A}{x_B-x_A}=\frac{0-6}{10-2}=\frac{-6}{8}=-\frac{3}{4}


3) Como a reta que passa no ponto C é perpendicular a reta que passa por A e B, temos que o seu coeficiente angular multiplicado por -3/4 = -1
Dai obtemos o coeficiente angular da reta procurada que é 4/3

4) Finalmente obteremos a reta procurada, cujo m = 4/3 e que passa no ponto (6,3)

y-y_o=m(x-x_o  \\
\\
y-3=\frac{4}{3}(x-6)  \\
\\
y=\frac{4x}{3}-8+3  \\
\\
\boxed{y=\frac{4x}{3}-5}

3y=4x-15 \rightarrow 4x-3y=15
1 5 1
2013-12-10T17:57:44-02:00
Só precisa achar a equação que passa por ab, o centro da circunf., e que retas perpendiculares possuem a seguinte relação mr.ms= - 1. O bastante para isso.