Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-12-10T18:13:07-02:00
Precisamos fazer com que todas as letras tem os mesmos numeros, por isso vamos multiplicar até chegar no número desejado

[tex]C_8H_1_8 >8.CO_2+9.H_20\\ O\ resultado\ sera:\\ C_8H_1_8>C_8O_1_6+H_1_8O_9

O C e o H estão balanceados mas O não está.
Então vamos multiplicar os dois números do O

16.9=144\\ Entao:\\ C_8H_1_8>C_8O_1_4_4+H_1_8O_1_4_4

Pronto!!!
Desde quando 16X9=25?
Pronto problema resolvido
Acho que seria 16+9 e não 'vezes'
Eu não assisti uma aula sobre essa matéria.. até a parte que fica "C8 H18 + O2 --> 8CO2 +9 H2O" eu entendi. Mas depois disso eu me perco. Não é apenas igualar eles? Eu preciso trocar? Pq por exemplo ali na parte do produto, ficou 'H18 O9' nem entendi como o O ficou com 9.. me perdi, e tbm o outro resultado q vi era diferente
É soma mesmo.
A melhor resposta!
2013-12-10T18:34:49-02:00
O balanceamento consiste no equilíbrio (quantidade) exata do consumo e produção de determinada substância química, como você falou que já sabe o resultado.
Essa é uma reação de combustão completa,em que um octano  reage com oxigênio produzindo dióxido de carbono e água, e sabemos que a matéria sempre se renova, então é só fazer a contagem seguindo regra do MAHO( metais, ametais, hidrogênio e oxigênio).
O primeiro elemento da sequencia a ser analisada é o Carbono que no lado dos reagentes(esquerdo) tem 8 átomos enquanto que o lado direito tem apenas 1, então é só inverter.
O hidrogênio tem 18 lado dos reagentes, produtos(direito) tem 2. Divide-se 18/2=9 que será  quantidade de átomos da Água.
Agora é só contar o oxigênio do mesma forma.


1C8H18 + 25/2 O2------------------------------->8CO2 + 9H2O

C=8                                      C=8
H=18                                    H=18/2=9
O=25/2                                           O=8X2=16          O=9      O=16+9=25

No caso do oxigênio fica 25/2 para reagente e 25 para produto, pois a regra manda por impar sobre par.
1 5 1