a agua suja dos esgotos deve ser tratada antes de ser despejada nos rios ? como isso pode ser feito

2
Sim, porque se não irá contaminar a água limpa, e poderá prejudicar a saúde. Procedimentos : Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem).
obggggg ajudou muitooooooooooooo
Nada'

Respostas

2013-12-10T22:30:26-02:00
Sim, deve ser tratada para que não contamine o solo e os rios, outro fator determinante é que o esgoto não tratado é um vetor de doenças relacionadas a falta de saneamento básico.
No Brasil, o tratamento de esgoto doméstico mais utilizado são as lagoas de estabilização, existindo diversos tipos de lagoas, cada uma com uma particulariedade e uma eficiencia determinada.
O principiio básico de funcionamento de uma lagoa de estabilização consiste em deixar o efluente parado em lagoas,  para que as bactérias ali existentes possam oxidar a matéria orgânica, transformando-a em lodo e depois este lodo irá ser tratado.
A profundiade da lagoa vai determinar que tipo de bactérias irão oxidar a matéria orgânica, em lagoas rasas o tipo de bactéria predominante são as aeróbias, em lagoas profundas existe na parte superficial bactérias aeróbias e na parte profunda bactéias anaeróbias.
2013-12-11T18:14:52-02:00
TRATAMENTO DA ÁGUANem sempre a água própria para o consumo humano e para o abastecimento de uma população está em boas condições. A água pode estar contaminada ou poluída.Contaminação = existência de seres vivos, como microorganismos e vermes provocando doenças. Exemplo: esquistossomos (verme que provoca a esquistossomose).Poluição = existência de substâncias tóxicas em excesso. Exemplo: mercúrio e óleo.O mercúrio (Hg) é um metal muito denso e venenoso que os garimpeiros usam nas margens dos rios para separar o ouro de outras partículas que vêm junto ou grudadas nele.
O óleo que é descartado pelos navios no mar impedem que as plantas realizem a fotossíntese.
Como a água chega nas casas?A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. Nas estações de tratamento, a água é purificada. Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade. 
Todas as cidades precisam ter uma estação de tratamento porque os mananciais vêm com água imprópria para o consumo, muitas vezes contaminada ou poluída.
Estações de tratamento de águaComo a água dos mananciais pode estar com muitas impurezas, ela deve passar por uma estação de tratamento. Se esta água não for bem tratada pode provocar sérios problemas na saúde da população. 
Alguns dos procedimentos gerais para o tratamento da água são: floculação, decantação, filtração e cloração.
A água chaga imprópria para o consumo na estação de tratamento. Primeiro ela passa por tanques que contém uma solução de cal (óxido de cálcio CaO) e sulfato de sódio (Al2 (SO4 )3 ). Essas substâncias reagem formando outra substância que é o hidróxido de alumínio (Al (OH)3 ). 
O hidróxido de alumínio se deposita arrastando as impurezas sólidas em suspensão na água. Este procedimento é a floculação, nome dado devido à formação de flóculo. 
Na etapa seguinte, a água vai para um tanque de decantação, onde as partículas que se formaram na floculação estão mais densas que a água e, portanto decantam neste tanque. Então, neste momento, a água já está um pouco mais limpa.
O próximo processo é a filtração, onde a água passa por um filtro com várias camadas de cascalho e areia e carvão ativado. Ao passar por estas camadas, ela vai deixando suas impurezas.
Depois de todos estes processos, a água ainda não está purificada. Ainda há microorganismos nela. Então ela deve passar por um depósito que contém cloro. O cloro (Cl) é uma substância que é capaz de matar os microorganismos presentes na água. Chamamos este processo de cloração.
Agora a água está própria para o consumo. Já está purificada. Ela fica em depósitos até ser distribuída para a cidade.
  PurificaçõesHá certos locais que não existem tratamento de água. Outros apesar de receber a água tratada preferem também purificá-la ainda mais.
Existem alguns métodos para a purificação da água, como por exemplo a purificação caseira (filtração, fervura, ozonização) e a purificação industrial (destilação).