Todas as frases abaixo ocorrem agente da passiva? Se ocorrem indique quais e onde:

a) Tinha prometido um governo empenhado em lutar pelas camadas mais pobres da população.
b) Há vários anos a mata vem sendo derrubada pelas madeireiras.
c) Os melhores resultados foram obtidos pelos grupos empresariais que mais investiram em lobbies.
d) O São Paulo foi surpreendentemente derrotado pelo São Caetano no último domingo.
e) Está sendo veiculada pela imprensa uma campanha de esclarecimentos da população para o combate à AIDS.

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-12-11T01:18:14-02:00
Não! Somente as frases " b, c, d, e "

a) não há agente da passiva
b) ............... nas madeireiras.
c) ............... pelos grupos empresariais que mais investiram em lobbies.
d) ......... pelo São Caetano ...........
e) ......... pela imprensa ..........

*obs: a agente da passiva é um termo introduzido por preposição (normalmente por, pelo, pelos, pela, pelas; com menor frequência de).
1 5 1
A agente da passiva o termo indica quem pratica a ação quando o verbo está na voz passiva.
obrigada! ajudou muito! ♥♡♥ B-)
2013-12-11T01:24:15-02:00
A) não
b) sim! ---pelas madeireiras
c) sim! --- pelos grupos empresariais que mais investiram em lobbies.
d) sim! --- pelo São Caetano.
e) sim! --- pela imprensa.