No mesmo instante em que um edifício de 34 m de altura projeta uma sombra de 8,5 m de comprimento, a antena, no alto desse edifício, projeta uma sombra de 35 cm de comprimento. Determine a altura da antena, considerando os raios solares paralelos.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-11T20:38:37-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
       Trata-se de uma Regra de Três Simples:


                         medida           sombra
       edifício          34m                 8,5 m
   
       antena            x                   0,35 m

\boxed{x=\frac{34 . (0,35)}{8,5}=1,4 \ m}
3 5 3
Obg. por marcar a melhor resposta.
de nada ;)
2013-12-11T20:38:39-02:00
35 cm = 0,35m
34/8,5 = x/0,35
8,5 x = 34 . 0,35
8,5 x = 11,9
x = 11,9 / 8,5
x = 119 / 85
x = 1,4 --> A altura da antena é 1,40 metro.
*************************************************

Podemos verificar a razão entre a altura do prédio e sua sombra...
34 / 8,5 = 4 --> o objeto é 4 vezes maior que a sombra...
No caso da antena --> sombra = 0,35 m --> 0,35 x 4 = 1,40 
Fiz isso também, e me falaram que está errado. A resposta certa seria 11 m
Mas é 1,40 mesmo... Inclusive acrescentei o comentário abaixo da resposta pra reforçar.