Respostas

2013-12-11T23:12:31-02:00
A Guerra da Independência dos EUA, um movimento emancipador das colônias inglesas na América, teve início com manifestações de descontentamento contra a situação injusta a que os colonizadores foram submetidos pela Grã-Bretanha. Pouco a pouco, essas manifestações se transformaram em rebelião aberta, culminando na proclamação de uma república independente, com base em princípios democráticos que, pela primeira vez, ganharam forma estatal.

 


 

Antecedentes
 
Ao fim da Guerra dos Sete Anos (conflito entre a França, a Áustria e seus aliados, de um lado, e a Inglaterra, Portugal e seu aliados, de outro), recaiu sobre os colonos norte-americanos a obrigação de pagar parte da dívida inglesa contraída com a guerra.


 Em 1764, é baixado o Sugar Act, lei de imposto sobre o açúcar. O novo tributo passou a pesar não somente sobre o açúcar refinado importado pelas colônias, mas também sobre vinhos, café, tecidos e outras mercadorias.


 Em 1765, criado o Stamp Act (lei do selo): papéis referentes a transações comerciais e até jornais deveriam ser selados, o que representava novo encargo. Os novos impostos provocam alta do custo de vida.


 Protestos se alastram por várias regiões. Cria-se uma organização de luta, osFilhos da Liberdade, composta sobretudo de trabalhadores afetados pela carestia.


 Os corpos legislativos das nove províncias coloniais decidem negar ao parlamento britânico o privilégio de decretar novos impostos sem o assentimento das assembléias norte-americanas.


 Boicote dos comerciantes às taxas inglesas se estende por diversos portos.


 Londres revoga a lei do selo, mas cria novas e pesadas taxas, conhecidas comoTownshend Acts.


 Seguem-se protestos em várias regiões e forte boicote. As importações da Inglaterra caem.


 Londres abole alguns tributos, mas os choques prosseguem. Bandeiras inglesas são queimadas em público.


 Sentimento de independência começa a ganhar corpo.


 Londres concede à Companhia das Índias Orientais o monopólio do comércio do chá nas colônias.