Respostas

2013-12-11T22:22:45-02:00
8g------5anos--------4g--------5anos---------2g ------5anos --------1g--------5anos-------0,5g------5anos-------0,25g

5 + 5 + 5 +5 + 5 = 25 anos
1 5 1
A melhor resposta!
2013-12-11T22:54:09-02:00
Olá, Minps!
A meia vida de um elemento é o tempo necessário para que sua massa se reduza à metade.

Temos a meia vida desse elemento, e devemos calcular quantas meias vidas devem se passar para que passe de 8g para 0.25g

A função matemática que demonstra esse processo é a seguinte:

Massa(t) = MassaInicial * ( \frac{1}{2} )^t

Sendo "t" o número de meias vidas.

Aplicando a fórmula, temos que:

0.25 = 8 * ( \frac{1}{2} )^t
\frac{1}{4} = 8 * ( \frac{1}{2} )^t
2^{-2} = 2^{3} * 2^{-t}
2^{-2} = 2^{3-t}
-2 = 3-t
-5 = -t
t = 5

Então são necessárias 5 meias vidas para chegar a 0.25g, passando de meia vida para anos:

5 * 5 anos = 25 anos
3 5 3