Respostas

2013-12-11T23:32:33-02:00
-Nas ligações químicas, o papel fundamental é desempenhado pelos elétrons de valência. Assim, segundo o número de elétrons na útima camada, os átomos estabelecerão se é ligação iônica, covalente normal ou covalente dativa:
  A ligação iônioca é a força de atração eletrostática que mantém os íons unidos, os átomos estabelecem uma ligação ionica em dois casos, quando se ligam: metal com ametal; metal com hidrogênio. Forma-se pela troca de elétrons, isto é, um metal doa definitivamente elétrons a outro átomo de um não metal.No composto iônico, a soma total das cargas elétricas deve ser neutra.
   Para a ligação covalente ocorrer, precisa ser: ametal com ametal; ametal com hidrogênio; hidrogênio com hidrogênio. Essa ligação forma-se pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre dois ou mais átomos que buscam a estabilidade. A ligação pode ser covalente comum ou covalente dativa.
  Ligação covalente dativa é a ligação estabelecida entre dois átomos por meio do compartilhamento de pares eletrônicos, na qual cada par tem origem em apenas um dos átomos participantes da ligação.
 
Compostos iônicos:
   Um composto é iônico quando apresenta pelo menos uma ligação iônica.
 Exemplo:
   NaCl é composto iônico.
                 Na+Cl-