Respostas

2013-12-14T14:05:20-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A moral e a ética estão intrinsicamente ligadas,a medida que a ética precisa da moral para existir, embora o contrário não seja válido:a moral pode existir independentemente. Isso porque ela consiste no conjunto de valores que asseguram a sobrevivência e o convívio social. Ela varia de acordo com o meio e período histórico, nos quais diferentes costumes,normas e tabus regem a existência.
A ética,por sua vez, consiste no estudo da moral,na tentativa de entendê-la e "reescrever" seus principios de forma objetiva e racional. Ela nasceu juntamente com a filosofia socrática, no mundo ocidental. A finalidade da ética da moral,apesar de tudo isso,é praticamente a mesma: aprimorar a conduta humana.
Antigamente,a política era veinculada a uma religião,e cabia ao governante agir de acordo com a moral. Maquiavel, no início da idade moderna, foi um dos primeiros a desvincular esses dois conceitos. Para ele,zelar pela moral faria o lider ficar em desvantagem. Tal defasagem realmente existe; tanto é que na sociedade pós moderna experimenta-se o quase abandono da moral e esvaziamento de seus valores. Sem restrições, parece mais fácil dedicar-se ao poder,satisfação pessoal,etc.
1 5 1