Respostas

2013-04-18T19:13:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

(16+ x) /3 = x + 4 

 

16 + x = 3(x + 4)

 

16 + x = 3x + 12

 

16 - 12 = 3x - x

 

4 = 2x

 

x = 4 / 2 = 2

A melhor resposta!
2013-04-18T19:14:19-03:00

(16 + X )/3 = X + 4   VAMOS COMEÇAR MULTIPLICANDO O SEGUNDO MEMBRO DA EQUAÇÃO PELO DENOMINADOR DA FRAÇÃO :

 

( 16 + X ) = 3 . ( X + 4 )

16 + X = 3X + 12   AGORA VAMOS PASSAR AS LETRAS NO 1º MEMBRO

X - 3X   = 12 - 16   NÃO SE ESQUEÇA QUE AO TROCAR DO 1º MEMBRO PARA O 2º           TROCAMOS O SINAL

 

- 2X = - 4    ( MULTIPLICAMOS POR -1 PARA QUE O TERMO COM X NÃO FIQUE NEGATIVO)

  2X = 4     ( AO MULTIPLICAR POR  -1 O VALOR NÃO SE ALTERA , SOMENTE TROCAMOS O SINAL .

2X = 4

  X = 4 / 2

 X = 2

 

PARA VOCÊ SE CERTIFICAR QUE SUA RESOLUÇÃO ESTÁ CORRETA BASTA SUBSTITUIR NA EQUAÇÃO X = 2

 

(16 + 2) / 3 = 2 + 4

18 / 3         = 6

       6 = 6 LOGO X = 2 É A SOLUÇÃO DA EQUAÇÃO

1 5 1