Me ajuda, me explica, pls !
O óxido de cálcio é obtido segundo a equação CaCO3(s) --> CaO(s) + CO2 (g) e gera durante sua produção grande quantidade de dióxido de carbono.
A massa de CO2 formada partindo-se de 200,0 g de carbonato de cálcio com 90% de pureza é:

(A) 7,9 g.
(B) 8,8 g.
(C) 79, 2 g.
(D) 88, 0 g.
(E) 96,8 g.



olha como eu fiz, tá tudo errado xD

CaCo3 --> CaO + CO2
1º) 1 mol --> 1 mol + 1mol
2°) 100% ----- 200g
90% ------ x
x= 1800/100
x=180

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-15T18:44:03-02:00
Olá, Grbruno!
Para responder esse exercício, é preciso saber a massa do gás carbônico(44 g/mol) e do carbonato de cálcio(100 g/mol)

Se temos 
200,0 g de carbonato de cálcio com 90% de pureza, temos 180,0g de carbonato de cálcio puro!
Devemos saber quantos mols que temos aí:

100g = 1mol
180g = 1.8mol

Temos 1.8mols de carbonato de cálcio então, e se 1 mol de carbonato de cálcio dá 1 mol de gás carbônico, 1.8 mols de carbonato de cálcio dá, também, 1.8 mols de gás carbônico.
Agora é só calcular a massa de 1.8 mols de gás carbônico:

44g = 1 mol
x = 1.8 mols
x = 
79,2g

Logo a resposta correta é a C.
2 5 2
2013-12-15T18:51:12-02:00
A reposta correya é a 'c'
1 2 1