Bom, eu tenho que fazer uma interpretação e um resumo.. me ajudem por favor !!!!!!!!!!!
[...] A distância que medeia entre a escrita-cópia e a escrita tal como a criança a entende é tão grande como a que medeia entre o desenho-copia e o desenho tal como a criança o entende.
Somente através do estudo do desenho espontâneo foi possível descobrir que para criança de certa idade desenhar não é reproduzir o que se vê tal como se vê mas sim o nosso saber sobre o objeto. As transparências e as múltiplas dificuldades que enfrenta quando tenta realizar um perfil não constituem obstáculos gráficos mas reais problemas cognitivos. Da mesma maneira pensamos que a evolução da escrita que nos evidenciamos não depende da maior ou menor destreza gráfica da criança, de sua maior ou menos possibilidade de desenhar letras como as nossas, mas sim do que chamamos seu nível de conceitualização sobre a escrita, quer dizer, o conjunto de hipóteses exploradas para compreender este objeto. Impedindo-a de escrever (isto é explorar suas hipóteses no ato de produção de um texto) e obrigando-a a copiar (isto é a repetir o traçado de outro sem compreender sua estrutura) a impedimos de aprender, quer dizer, descobrir por si mesma. Quando corrigimos sua escrita cópia em termos de revelações espaciais (barra à esquerda, duas barras no lugar de três, curva fechada, etc ...) ou em termos de letras "de mais" ou "de menos", deixamos de lado o essencial do texto: O que se quer representar, e a maneira na qual se representa. [...]

1

Respostas

2013-12-15T21:00:34-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O fragmento faz uma comparação entre desenho espontâneo e escrita espontânea da criança, é sustenta que a escrita é o ato de expressar-se dentro de sua compreensão de mundo e que para que a criança amplie essa capacidade as correções gráficas mais atrapalham que ajudam.
1 5 1