Respostas

2013-12-15T20:01:29-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


  9^{x} -10.3^{x} +9=0

     3^x = a

     a^2 - 10a + 9 = 0 

  delta= (-10)^2 - 4.1.9= 100-36 = 64

a= 10+/-V64 ==> a = 10+/- 8
           2.1                      2

a1= 10+8 ==> a1 = 9
          2

a2= 10-8 ==> a2= 1
          2

Comparando as raizes, temos:

      3^x = a1 ==> 3^x = 9 ==> 3^x = 3^2 ==>x =2

      3^x = a2 ==> 3^x = 1 ==> 3^x = 3^0 ==> x=0


A melhor resposta!
2013-12-15T20:08:08-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
EXPONENCIAL

Equação Exponencial 4° tipo (resolução por artifícios)

9 ^{x}-10.3 ^{x}+9=0

Aplicando a propriedade da potenciação:

(3 ^{2}) ^{x}-10.3 ^{x}+9=0

Agora, trocamos os expoentes de posição:

(3 ^{x}) ^{2}-10.3 ^{x} +9=0

Utilizando uma variável auxiliar, fazendo 3 ^{x}=b :

(b) ^{2}-10(b)+9=0

b ^{2}-10b+9=0

Por Báskara encontramos as raízes

b'=1 \left e \left b''=9

Retomando a variável do princípio, vem:

3 ^{x}=b

Para b=1:

3 ^{x}=1::3 ^{x}=3 ^{0}::x=0

Para b=9:

3 ^{x}=9::3 ^{x}=3 ^{2}::x=2

O conjunto solução da equação exponencial acima é:


Solução:{0,2}
2 5 2
muito obrigado pela melhor resposta mano, se precisar tamus aí :)