Reparti R$ 109,00 entre três irmãs, de modo que a 2ª recebeu R$ 6,00 a menos que a 1ª, e a 3ª recebeu R$ 10,00 a mais que a 2ª. qual a quantia dada á 2ª irmã?

2
brigado!! ja que vc gostou de me ajudar, fique sabendo que a minha prova final é amanha, e a nota que eu tirar é graças a vc!! muito obrigado!!
Fico feliz em ajudar! Sempre que precisar, conte comigo! E quando tiver dúvidas, conte comigo também.
Vou sair agora. Até mais!
pode ter certeza!!
vai la amigo! brigado!

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-16T13:51:26-02:00
A 1ª recebeu x.
A 2ª recebeu  x - 6
A 3ª recebeu 10 + x - 6

Vamos saber agora quanto recebeu cada uma:
x + (x - 6) + (10 + x - 6) = 109
x + x - 6 + 10 + x - 6 = 109
3x = 109 + 6 - 10 + 6
3x = 111
x = 111 ÷ 3
x = 37


A 1ª recebeu R$ 37,00
A 2ª recebeu R$ 31,00     (37 - 6)
A 3ª recebeu R$ 41,00     (31 + 10)

Resposta: A quantia da 2ª irmã foi de R$ 31,00
2 5 2
2013-12-16T14:08:38-02:00
Olá,

y+y-6+10+y-6=109
y+y+y=109+6-10+6
3y=121-10
3y=111
y= \frac{111}{3}
y=37

Sabendo quanto recebeu a primeira vamos descobrir a  segunda:

2ª=R$37,00-R$6,00=R$31,00

Sabendo quanto recebeu a segunda vamos descobrir a terceira:

3ª=R$31,00+R$10,00=R$41,00


CONCLUSÃO:

A primeira recebeu R$37,00 ,a segunda recebeu R$31,00 e a terceira recebeu R$ 41,00.

RESPOSTA:

A quantia dada á segunda irmã foi de R$ 31,00.

ESPERO TER AJUDADO!! :D

2 5 2
Pow ajudou muito, Very good!! tanks...
It's nothing! :)