Respostas

2013-12-17T11:31:07-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Douglas,

Não são apenas as línguas. O próprio estilo de vida dos indígenas está em risco. 

Cada vez mais os jovens indígenas saem das tribos, casam com pessoas de outras tribos ou das cidades, e acabam utilizando a língua portuguesa como o principal idioma. Desse modo, as crianças acabam não tendo contato com suas origens e perdendo sua cultura, inclusive os idiomas de seus antepassados.

Portanto, muitas línguas indígenas correm risco de extinção por serem pouco faladas devido a um número reduzido de pessoas que dominam esses idiomas, geralmente os idosos da tribo, de maneira que muitos idiomas indígenas desaparecerão com a morte desses anciãos. Isso ocorre com mais da metade das línguas indígenas do Brasil, atualmente 154 idiomas nativos,  pois são faladas por menos de mil pessoas. A língua ofayé, por exemplo, é falada por menos de 20 pessoas.
1 5 1