Respostas

2013-12-17T20:39:02-02:00
Vou falar oque eu acho, porque não lembro bem desse assunto, mas você pode achar um texto bem mais aprofundado na internet, lá vai:
Bom pelo que me recordo a guerra fria se deu após a segunda guerra mundial, ela foi travada entre a Rússia  (socialista) e os Estados Unidos (capitalista). Ela teve o nome de guerra fria porque não foi uma guerra que teve um contato direto entre os 2 países. A Rússia e os EUA procuravam expandir sua filosofia econômica (socialismo e capitalismo), para aumentar sua influencia externa, sempre procuravam fazer produtos inovadores coisas do tipo, uma espécie de guerra material sabe? Tipo os EUA inventam uma maquina inovadora e a Rússia aprimora. 
2013-12-17T20:41:46-02:00
1- A guerra fria foi um conflito de ideologias, entre EUA, que defendia o capitalismo e ex-URSS, que defendia o socialismo. Foi a maior manifestação da bipolaridade mundial, uma frase bem marcante é "A guerra era improvável e a paz impossível".  As duas potências expressavam a guerra fria através de financiamentos de guerras locais em países periféricos, entre grupos socialistas e capitalistas. Algumas vezes as próprias potências chegaram a invadir os países.  Ex: Guerra do Vietnã, Guerra da Coreia, Afeganistão, Hungria e etc.
2- Bem, Neo= novo, ou seja, "novo liberalismo" ,e tem como característica principal a não participação do Estado na economia de um país (ou a mínima possível), defesa dos preceitos capitalistas, e enfim, está diretamente ligado com a globalização.