Respostas

2013-12-18T13:20:22-02:00
Os animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo (abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo) e o epitelial, constituindo subtipos específicos que irão formar os órgãos e sistemas corporais.

Por exemplo: O sangue é considerado um tecido conjuntivo, com diversificadas células (as hemácias, os leucócitos e as plaquetas) e o plasma (água, sais minerais e diversas proteínas). Nos invertebrados estes tipos de tecido são basicamente os mesmos, porém com organizações mais simples. A maioria dos tecidos além de serem compostos de células, apresentam entre elas substâncias intracelulares (intersticiais).
2013-12-18T20:20:27-02:00
Tecido Epitelial: caracteriza-se pela presença de células justapostas. Tem as funções de revestir e proteger a superfície dos organismos; revestir a pele muscular e formar glândula endócrinas. 
 
Tecido Conjuntivo:Caracteriza-se pela presença de células separadas umas das outras, tem uma grande quantidade de material intracelular, contém fibras elásticas e colágenas.  Tem as funções de substituição, proteção e reunião de alguns órgãos; preenchimento de tecidos; nutrição e cicatrização. 

Tecido Cartilaginoso: Localiza-se no nariz, orelha, traqueia, epiglote, discos invertebrais e ligando as costelas. Tem as funções de sustentação e suporte dos órgãos. 

Tecido ósseo: Caracteriza-se pela matriz intracelular dura, sólida e sustente. Tem a função de dar consistência e rigidez ao esqueleto ( sustentando o corpo e armazenado o cálcio).

Tecido sanguíneo: Caracteriza-se pela matriz intracelular líquida (denominada plasma) e possui células: hemácias e leucócitos, as plaquetas são fragmentos das células. Tem as funções de transportar nutrientes, gases, hormônios e resíduos - atuando na defesa do organismo. 

Tecido Muscular: caracteriza-se por ser formado por células , organelas, com capacidade de contração e relaxamento. Há 3 tipos: tecido muscular liso, Tecido muscular esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. 

Tecido Nervoso: Está presente no cérebro, e na medula espinal onde percorre os nervos do corpo. Tem a função de captar informações de ambiente processa-las e provocar reações.