Respostas

2013-04-19T16:59:07-03:00

A região Nordeste tem uma população bem antiga, as primeiras cidades ou vilas surgiram em litorais. A construção dessas vilas ou cidades em litorais fez que os donos se preocupacem com a defesa do território. No séc. XVI, começou a economia da canavieira, no período colonial. Com as condições naturais, existência de latifúndios, o desenvolvimento da monulcultura e o trabalho escravo garantiu a produção de açúcar. No séc. XIX, já era praticado o cultivo de algodão.

A população da região Nordeste, em 2009, era de 53.591.197 habitantes. Sua extenção territorial é de 1.558.196 km² e suas unidades federativas  mais populosas são: Bahia, Pernambuco e Ceará, que correspondem a 60% da população da região.

Essa região é a terceira maior economia do Brasil entre as grandes regiões. Mas sua economia é bem divercificada. Nas cidades litorâneas, é bem praticado serviços voltados ao turismo. Já na pecuária, existe uma grande criação de bovinos. Existem também indústrias, frabricando calçados, produtos elétricos e eletrônicos e até praticando a petroquímica.

3 3 3