PESSOAL, ME AJUDEM!

Me expliquem sobre isso de "conservação de Energia Mecânica". Eu acho que é tipo, você tem que somar todas as forças existentes no exemplo dado, como uma bolinha descendo numa rampa. (Por exemplo, teríamos que somar as Energias Cinética, P. Gravitacional e Elástica, descartando as que não existem, certo?). Eu estou certo? Me dêem um exemplo e me respondam, por favor! Ajudo no que puder também, obrigado :)

1

Respostas

2013-12-20T22:29:15-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Para pensar na energia mecânica, é preciso saber que ela é composta de energia cinética e potencial(sendo que esse último tipo pode ser: gravitacional,elástica, eletrica).
além disso, olhamos ela em relação ao ponto.
exemplo: uma bolinha sai do repouso no ponto A e vai até o B, no chão; depois sobe novamente e alcança C.
sabendo que o sistema é isolado, podemos afirmar que: Em A, a energia mecânica é composta da gravitacional porém não há cinética (bola partiu do repouso).
Em B, há cinética mas não há gravitacional (a altura é zero).
Em C, existem os dois tipos, pois o problema não deu nenhum impedimento para que isso aconteça.
Daí seria só igualar: Emec a = E mec b = Emec c

esse teorema existe justamente porque quando a trajetória não é retilínea, fica difícil calcular pensando em resultante de forças e etc.

conforme você disse, é preciso descartar as que não existem. lembre-se de que estão dentro da categoria cinética ou potencial.

enfim, espero que ajude e caso não fique muito claro, poste alguns problemas no site, com exemplos concretos é mais fácil de explicar :-)

1 5 1