Respostas

A melhor resposta!
2013-12-19T18:35:30-02:00
Os tigres asiáticos são potências que emergiram devido ao não alinhamento com o socialismo.
Ao Estado que atrai investimentos e fornece condições favoráveis (incentivos fiscais e e baixos salários) a instalação de Indústrias para desenvolver a economia.
a numerosa mão-de-obra que é discilplinada (oriental) e barata.
E ao liberalismo.
1 5 1
2013-12-19T20:45:31-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Letícia, 

"Os tigres asiáticos" é o nome que caracteriza o grupo formado por Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura, e Taiwan.

Tratam-se de países com um território pequeno e população bastante pequena. Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro tem mais habitantes que toda Singapura.

É preciso analisar também que o sistema capitalista, que predomina no mundo, trabalha com a lei da oferta e da procura. Se há muita oferta e / ou pouca procura, o preço tenderá a ser baixo. De modo, os salários obedecem um sistema parecido: se posso encontrar alguém com facilidade para realizar a função, o salário será baixo. Essa é uma das razões pelas quais o pagamento de trabalhos ditos "braçais", como ASG e outros, tende a ser baixo.

De modo semelhante, o preço do ferro e metais puros é baixo, enquanto o mesmo material, na forma de produtos industrializados (rádios, computadores e outros) tem um valor bem mais alto.

Assim, a venda de matérias-primas (oriundas da agropecuária e da mineração, por exemplo) está associada ao subemprego e a baixos salários, bem como uma dependência tecnológica de outros países. Isso ocorre por ser mais fácil fiscalizar o cumprimento das leis trabalhistas em fábricas (em razão de todos os trabalhadores estarem em um único lugar)  do que os espalhados por áreas amplas, como no caso  da agropecuária ou dos seringueiros espalhados pela Amazônia.

Além do valor maior dos produtos industrializados, eles tendem a ter uma maior validade que as matérias-primas (imagine a durabilidade de mangas e melancias quando comparadas a de aparelhos de televisão ou carros). 

Assim, países industrializados agregam conhecimento e tecnologia na matéria-prima que, na maioria das vezes, vem de nações subdesenvolvidas, como no Brasil. Veja, por exemplo,  o caso da Suíça e do Japão. Já ouviu falar do chocolate suíço? Agora se pergunte quantos quilos de cacau o país europeu produz... Nenhum. Ele importa todo o cacau da África e de outros países. O Japão é conhecido pela produção de carros, eletrodomésticos e robôs. Sabe de onde vem o ferro e outros minerais necessários para isso? Do Brasil...

Nesse sentido, os tigres asiático se valeram do modelo de desenvolvimento do Japão, investindo, fortemente, na produção de bens voltados para o mercado externo, haja vista que o interno era bastante pequeno, associado a uma forte escolarização e qualificação da mão-de-obra (por exemplo, a média de anos de estudo por habitante na Coreia do Sul é de 18 anos, enquanto no Brasil é de 9 anos).

Aproveitaram, ainda, para seu crescimento, o forte apoio americano, que ofereceu dinheiro e um ótimo mercado consumidor dos produtos desses países, haja vista que os E.U.A. desejavam formar um "cordão de isolamento" na Ásia para diminuir o perigo de mais países do mundo adotarem o socialismo enquanto sistema político (recordo que esse período esteve ligado à Guerra Fria entre a União soviética e os Estados Unidos).

Além disso, como na maioria desses países vigoravam ditaduras, houve uma diminuição dos direitos trabalhistas, como leis que proibiam greves na Coreia do Sul (vigoraram até recentemente), dentre outras que permitiam uma mão-de-obra qualificada e mais barata que nos países desenvolvidos.

Em busca de aumentar o lucro, ao diminuir o custo de produção (no qual o valor da mão-de-obra é um fator importante), muitas indústrias de países desenvolvidos se transferiram para os países "tigres asiáticos".

Nesse sentido, as empresas locais aproveitaram para se desenvolver, investindo em pesquisa e inovação, sendo uma das razões pelas quais marcas sul-coreanas como Kia, Sansung e Hyunda, bem como de outros países do grupo alcançaram destaque internacional.

Enquanto foco negativo, a economia desses países apresentam forte dependência das matérias-primas de outras nações, bem como um mercado consumidor interno pequeno. Um dos pontos que promovem a melhoria da economia está na pesquisa e inovação de tecnologia de ponta, bem como a boa qualidade da educação, com alunos sempre obtendo bons resultados nos exames internacionais.
1 5 1