Respostas

2013-12-19T20:20:28-02:00
A)
Em solução hipertônica a célula de um animal fica desidratada pela perda de liquido para o meio externo ficando murcha, já a de um vegetal também perde liquido e  fica plasmolisada.

b) Há entrada de liquido do meio externo para o interno das células.
A célula animal se rompe, enquanto que a célula vegetal fica turgida, mas não se rompe devido a presença da parede celular...







10 4 10
A melhor resposta!
2013-12-19T20:39:41-02:00
A) Em solução hipertônica, a célula animal sofre plasmolise, devido ao processo de osmose, onde a água se desloca do meio menos concentrado que seria o interior da célula para o meio mais concentrado que é a solução hipertônica. Esse processo de plasmolise, deixaria a célula murcha. Na célula vegetal aconteceria a mesma coisa, a água migraria do meio interno para o externo, pelo mesmo processo.

B) Em solução Hipotônica, acorreria o processo inverso a situação anterior, pois a água migra também por osmose do meio menos concentrado para o meio mais concentrado, que agora seria o interior celular, o que é chamado de desplasmolise, e  deixaria a célula animal túrgida, isto é, muito cheia, podendo até se romper. Já no caso da célula vegetal, embora ocorra a osmose também, ela ficaria túrgida, mas não se romperia, pois a parede celular , contendo lignina, que o deixa rígida, lhe garantiria estabilidade. 
21 4 21