Um raio de luz, propagando-se no vácuo, desloca-se com velocidade de 3.10 elevado a 5 km /s aproximadamente. Se a distância entre dois planetas é]]


















de 9.10 elevado a 7 km, então, o tempo, em minuto, que o raio de luz levara para cobrir essa distancia e:
a)5,2
b)5
c:4.5
d)4
e)3.8

2

Respostas

2013-12-21T09:57:11-02:00
Esse raio de luz percorre 3. 10^5 km em 1 segundo, em 1 minuto ele percorrera        180 . 10^5  km.

Sendo assim, temos a seguinte regra de três simples:

180. 10^5 km _____________ 1 minuto 
 9. 10 ^7 km __________________ x

x=    9 .10^7 
 
        180 .10^5
x= 1/20  x 10^2
x= 0,05 x 10^2  
ou
 
x= 5 minutos

É ISSO!!
ESPERO TER AJUDADO!!

5 4 5
A melhor resposta!
2013-12-21T10:02:07-02:00
Temos a relação simples: distancia=velocidade×tempo
assim distancia=9.10^7km e velocidade=3.10^{5}km/s=108.10^{7}km/h
assim basta dividir distancia pela velocidade para encontrar o tempo em horas t(horas)
t(horas)=0,083h agora devemos passar estas horas para minutos, basta multiplicar por por 60. então
t(minutos)=0,083.60=t(minutos)=5min
2 5 2