(Fuvest) Pela sequência de reações

C +  O_{2} --->  CO_{2}
 CO_{2} + NaOH --->  NaHCO_{3}

qual a massa de hifrogenocarbonato de sódio que se pode obter a partir
de 1,00 g de carbono?

dados: massas molares
C=12 u
O=16 u
H= 1 u
na=23 u

2
hifrogenocarbonato = hidrogenocarbonato
ta dificil escolher a melhor resposta

Respostas

2013-12-22T13:27:58-02:00
1 mol de C produz 1 mol de CO2 que produz 1 mol de NaHCO3;

1 mol de C = 12g
1 mol de NaHCO3 = 23+1+12+48 = 84g

Agora, fazemos uma regra de três:
12/84 = 1/x
84*1 = 12*x
x = 84/12
x = 7g de NaHCO3.

Com 1g de C, produzimos 7g de NaHCO3.

Espero ter ajudado, bons estudos!
3 5 3
obrigado
só errou na massa molar Ewerton
NaHCO3 = 84 g
corrige aí!
A melhor resposta!
2013-12-22T13:48:13-02:00
Massa C = 12 u

massa NaHCO3 =  23 + 1 + 12 + 3(16) = 84 g / mol

REAÇÃO:

 C + O2  ~> CO2                      Soma as duas
CO2 + NaOH ~>  NaHCO3           (Cancela o CO2 , ambos estão de lados opostos)

-------------------------------------------

C   +  O2  +  NaOH ~> NaHCO3
12g -------------------- 84g
1g ------------------------y

y = 1.84 / 12  = 7g de hidrogenocarbonato de sódio.



3 5 3