Respostas

2013-04-20T13:04:08-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Primeiro múltiplo 102
Ultimo múltiplo 498

Vamos fazer uma progressão aritmética de razão 3

102; 105; 108; 111; .......; 498

an = a1 + r(n-1)

498 = 102 + 3(n-1)

498 = 102 + 3n -3

3n = 498 - 102 + 3

3n = 399

n = 399/3 = 133

8 4 8
A melhor resposta!
2013-04-20T13:04:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Pronto Tamara!!!

Primeiro devemos encontrar o primeiro múltiplo de 3 após o 100.

 

vamos ver pela soma dos algarismos: 1+0+2 =3(múltiplo de 3)  , (é a regra para saber se é multiplo de 3) então o número é o 102 .

 

Agora vamos localizar ( da mesma forma) o último número antes do 500.

 

4+9+8 =21(múltiplo de 3) .......o número será 498.

 

então temos agora uma PA  de r=3

 

(102, 105, 108,........., 498)

A1=102      An=498

 

Usando a fórmula do termo geral

 

An= A1+(n-1)r

 

498 = 102 +(n-1).3

 

498 -102 = (n-1).3

 

396 = (n-1).3   simplificando tudo por 3

 

132 = n-1

 

132+1 = n

 

133 = n

 

\boxed{n=133}

 

 

caprichei heim!!!! rsrsrs

5 5 5