1.A equação balanceada da reação entre sulfato
de amônio e hidróxido de níquel III está representada a seguir:


3(NH4)2SO4+2Ni(OH)3-----------Ni2(SO4)3+6NH3+6H2O


Com base nisso, determine o número de moléculas
de NH3 produzidas quando são consumidos 6mols de (NH4)SO4.





2.Quantas moléculas de gás oxigênio reagem com
8 mols de monóxido de carbono,conforme a equação: CO+O2-----CO2

2

Respostas

2013-12-23T14:54:48-02:00
Resolução da primeira pergunta:

3 mols de (NH4)2SO4 formam 6 mols de NH3
6 mols de (NH4)2SO4 formam X

X = 12 mols

O número de moléculas é encontrado pela multiplicação do número de mols pelo número de avogadro:

N de moléculas = 12 * 6 * 10^23 = 72 * 10^23
Nota: esse símbolo ^ significa elevado a potência.

Resolução da segunda pergunta:

1 mol de CO reagem com 1 mol de O2
8 mol de CO reagem com Y

Y = 8 mol de O2

Pelo mesmo processo q o anterior:
Número de moléculas = 8 * 6 * 10^23 = 48 * 10^23

Espero ter ajudado, qualquer dúvida quanto a resolução, pergunte.
Mt obrigada*-*
magina, bons estudos...
no meu gabarito a segunda pergunta tem como resultado 2,4 X10 elevado a 24
A melhor resposta!
2013-12-23T15:32:39-02:00
1)
Se 3 mols de (NH4)SO4 produzem 6 de NH3
6 vão produzir X

3/6 =6/x
3x = 36
x = 12 mols

1mol ----- 6,02 x10^23 moleculas
12mols ----- x moleculas
x = 12*6,02 x10^23 = 7,224 x10^24 moléculas

2) Primeiro balanceamos: 2CO + O2 ----- 2CO2
2 mols de CO reagem com 1 de O2
8 mols de CO reagem com X

8 = 2x
x = 4mols

1 mol ----- 6,02 x 10^23
4 mols ----- x

x = 2,408 x10^24 moléculas de O2

Espero ter ajudado!

1 5 1