Respostas

2013-12-24T09:52:46-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Antigamente estudávamos isso como vício de linguagem. Atualmente a abordagem é a de variação linguística: vício é o escambau, eu falo do jeito que eu quero... desde que a situação permita.

O nome dessa pronúncia é cacoépia. A pronúncia correta é "não". Eu não saberia dizer em quais regiões ele ocorre com mais freqüência, mas não tem nada a ver com grau de escolaridade, e sim com o grau de informalidade da conversa. Outra coisa: examinando minha própria fala, percebo que "num" e "não" se alternam. Ao ler a sua tarefa, eu respondi mentalmente "num sei". Estou ouvindo o rádio agora, o locutor perguntou ao entrevistado: "você mora na Rocinha?" E ele respondeu "NÃO, Taquara!" Sou do Rio de Janeiro e aqui o num é corriqueiro.

Essas informações valem para a Língua Falada. Gíria, sotaque ou cacoépia, essas variantes não substituem a forma padrão na língua escrita. 

2 5 2
2013-12-24T14:43:18-02:00
Geralmente no Nordeste, depende da ocasião, eu sou Norte-riograndense e nem por isso falo ''num''. Mas isso é relativo por que depende, como já disse antes, da ocasião e também da cultura e educação de cada um.