A figura abaixo exibe,em porcentagem,a previsão da oferta de energia no Brasil em 2030 ,segundo o plano nacional de energia.



segundo o plano,em 2030,a oferta total de energia do país ira atingir 557 milhões de tep (toneladas equivalentes de petroleos) .nesse caso,podemos prever que a parcela oriunda de fontes renovaveis ,indicada em cinza na figura,equivale á?

2
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado

Respostas

A melhor resposta!
2013-12-28T21:25:40-02:00
Somando a parte cinza: 9,1 + 13,5 + 18,5 + 5,5 = 46,6% do gráfico.

Agora basta fazer regra de 3! 

Se 100% corresponde a 557 milhoes de tep, 46,6% irão corresponder a quantos??

100% -------- 557 milhões de tep
46,6% -------- x milhões de tep

100 x = 557.46,6

100 x = 25956,2

x = \frac{25956,2}{100}

x = 259,562 milhões de tep

R: alternativa D.
4 5 4
2013-12-29T02:40:09-02:00
Pela figura, as regiões indicadas em cinza totalizam 9,1% + 13,5% + 18,5 % + 5,5 % = 46,6 % da energia produzida.
Sendo assim, a energia oriunda de fontes renováveis equivalerá a 46,6% de 557 milhões de tep.

 \frac{46,6}{100} .557=\boxed{259,562~~milhoes~~de~~tep}

Alternativa "D".

Beleza..
1 5 1