Em um experimento de Botânica, foi solicitado aos alunos que colhessem duas folhas dicotiledôneas de uma mesma planta e que, posteriormente, fossem submersas em água quente num prato fundo. A primeira, com a superfície inferior voltada para cima; a segunda, com a superfície inferior voltada para baixo. Ao observarem o experimento, os alunos verificaram a formação de bolhas.
a) Em qual(is) da(s) superfície(s) das folhas formaram-se as bolhas?

b) O que fez o ar sair da(s) mesma(s)?

2

Respostas

2013-12-29T09:47:36-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Assim, a folha tem dois lado a de cima e a de baixo. Na de baixo tem os estomatos que são estruturas que permitem a passagem de gases e até mesmo líquidos.
Assim todo o gás que entra (gás carbônico principalmente) e que sai (oxigênio) passa pelos estomatos.

Logo na planta com a superficie inferior voltada para baixo(onde estao os estomatos) há essa passagem dos gases e há a formação de bolhas.
Na outra não haverá formacão de bolhas pois os estomatos estão voltados para cima, consequentemente não há liberação de gases na água.
4 4 4
A melhor resposta!
2013-12-29T10:11:26-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
As plantas terrestres, na maioria, são hipostomáticas, respirando pela superfície inferior de suas folhas, então provavelmente, as bolhas tenham se formado nas partes inferiores.
Essas bolhas, podem ser resultados da umidade do ambiente onde elas estavam e também da temperatura, pois quanto maior a temperatura, maior é a movimento de moléculas (que é o caso dos gases e vapor d'áhua). Portanto, o maior movimento desses materiais possam ter feito com que ocorressem a formação e liberação das bolhas.
5 3 5
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado