Respostas

A melhor resposta!
2013-12-30T11:35:19-02:00
Distancia entre dois pontos pode ser calculada pela fórmula:

 d² = ( x2 - x1)² + ( y2 - y1)²

5² = ( 3 - α )² +  ( 0 - 0)²

25 = 3² - 6α + α²

α² - 6α - 16 = 0  Bhaskara

a = 1 , b = -6  e c = -16

Δ = b² - 4.a.c
Δ = (-6)² - 4.1(-16)
Δ = 36 + 64
Δ = 100

x1 = - b + √Δ / 2a
x1 = 6 + √100 / 2
x1 = 6 + 10 / 2
x1 = 8

x2 = - b - √Δ / 2a
x2 = 6 - 10 / 2
x2 = - 2

solução : { α = 8   ou α = - 2 }
1 5 1
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
2013-12-30T11:40:06-02:00
d=  \sqrt{(x1-x2)^2+ (y1-y2)^2}
d^2= (x_1-x_2)^2 + (y_1-y_2)^2
(5)^2=(a-3)^2 + (0-0)^2
25=(a-3)^2
25= a^2 - 2a.(-3)+3^2
25= a^2 -6a+9
 a^2 -6a -16=0

delta= 36  + 64
\\
delta= 100
\\
 \sqrt{100} =10

x1= 6+10/2= 8

x2= 6-10/2= - 2

\boxed{a= 8\{ou\}-2}

1 5 1