Respostas

A melhor resposta!
2013-04-21T00:27:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Olá tamara!!!

 

pg (-1,4,-16,...)   vamos primeiro determinar a razão(q):  q=A2 - A1

 

q=\frac{4}{-1}\\ \\ \ \ \q=-4

 

A1= -1  queremos calcular A10.

 

Vamos usar a fórmula do termo geral:

 

A_{n}=A_{1}.(q^{n-1})\\ \\ A_{10}=-1.(-4)^{10-1}\\ \\ A_{10}=-1.(-4)^{9}\\ \\ A_{10}=(-1).(-262144)\\ \\ \boxed{A_{10}=262144}\\ \\

 

veja se deu para entender!!! 

 

 

 

 

2 5 2
2013-04-21T00:47:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Oi menina, Boa Noite. . 

 

A formula do termo geral de uma P.G. é: An = A1 . q^ n -1 

 

A1 = -1

An = ? , a questão pede o 10° termo logo queremos A10

q= -4 --> veja abaixo como encontrei essa razão. 

 

q = razão --> a razão é encontrada dividindo " qualquer termo da frente pelo termo anterior a ele" 

 

sendo assim, temos:

 

q = 4 / -1 = -4 => q = -4 

 

Então : 

 

An = A1 . q^ n - 1 

 

A10 = -1 . (-4)(10-1)

 

A10 = -1 . (-4)^9    ----->  (-4)^9 = -262144

 

A10 = -1 . (-262144)  --> FAZENDO O JOGO DE SINAL, TEMOS COMO RESULTADO UM NÚMERO POSITIVO.

 

A10 = 262144  --> RESPOSTA.. 

 

1 5 1